terça-feira, 22 de novembro de 2011

Futebol feminino

Nosso blog foi criado com o objetivo de buscar informações a respeito da participação feminina no futebol. Como todas as PEDAGOGAS NA REDE DO GOL amam esse esporte, buscávamos saber mais sobre o porquê de tanto preconceito contra a atuação das mulheres no futebol. Diante do roteiro que formulamos no encontro do 4º Seminário de Práticas Educativas, disciplina do curso de Pedagogia da UERJ, partimos para a pesquisa. Coletamos material em diversas fontes: sites, outros blogs, jornais, revistas, livros etc. Pesquisamos sobre a origem e a disseminação do futebol, a questão de gênero (preconceito com a atuação das mulheres no futebol) e nos salários e a questão crucial que nos instigou como pedagogas: o que a prática pedagógica poderia contribuir para diminuir o preconceito?

 O mais interessante foi a veia investigativa que usamos para saber o que queríamos. Várias disciplinas contribuíram para nossas descobertas. Mergulhamos na Educação Física, Geografia, História, Sociologia, Matemática, Língua Portuguesa e até na Física para nos aprofundar no tema escolhido. Nossa principal descoberta foi entender que o mais emocionante era a busca... como diz a propaganda publicitária do canal FUTURA:

        “Não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas.”

          Atualmente, o futebol feminino vem conquistando o seu espaço na sociedade. O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, especialmente porque não precisa de grandes recursos e equipamentos para executá-lo. Seja de forma amadora, profissional ou semi profissional homens, crianças, jovens e mulheres estão envolvidos neste esporte que é a paixão brasileira. Descobrimos que os obstáculos sociais e culturais não foram suficientes para deixar a mulherada fora dessa.
 
Já sabíamos que o futebol movimenta milhões e descobrimos que nos orçamentos dos clubes podem ser encontrados diferentes valores, dependendo da região do mundo onde se localizam.

 
               Diante desta capitalização excessiva, a violência chegou aos estádios e hoje a FIFA promove uma campanha chamada "fair play" ou jogo limpo, que tem como objetivo a transmissão de valores proporcionada pelo futebol. Este cenário de violência é alvo de grande preocupação para os amantes desta prática esportiva, pois vemos nela uma opção saudável para a socialização e para a cooperação entre as pessoas. Pudemos verificar que o futebol une pessoas de todos os tipos independente de etnia ou gênero. Essa essência solidária do futebol é que nos encanta cada dia mais. Não é a toa que ele é a preferência NACIONAL!!!


              Cabe a nós, futuras pedagogas, desenvolver com os nossos educandos uma cultura da paz, promovendo o respeito, disseminando valores que são primordiais para a convivência na sociedade, quebrando os preconceitos estabelecidos na história do futebol de maneira a estimular a convivência cooperativa entre os alunos desde cedo. Esta contribuição da prática pedagógica será indispensável na formação de indivíduos mais éticos e capazes de conviver com as diferenças. 

               Desta forma, estamos concluindo nosso projeto de trabalho, felizes com as descobertas realizadas, embora não satisfeitas, pois sabemos que o conhecimento nunca se esgota. Pretendemos continuar com nossas pesquisas e com nosso blog no ar!!! A interação é valiosa...com ela debatemos, temos dúvidas, denunciamos, respondemos, enfim... COOPERAMOS!!! Continuaremos juntos nesta empreitada... e as PEDAGOGAS NA REDE DO GOL marcam mais um GOOOOOOOOOOLLLLLLLL de placa!!!