quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Que áreas de conhecimento ajudam a saber mais sobre o que queremos saber?


O futebol além de ser um esporte querido por muitos, ser a paixão dos brasileiros, pode e será o ponto de partida para se trabalhar vários conceitos. Com ele podemos trabalhar a própria Educação Física e a Psicomotricidade, trabalhando o movimento do corpo, a socialização, o entendimento e cumprimento de regras, entre outros.

Já na Física e Matemática, podemos trabalhar conceitos de geometria, velocidade, ângulos, área ou simplesmente conceitos somo adição, subtração, multiplicação e divisão, seja para entender as jogadas, a velocidade da bola em um chute, quais estrategias são usadas em campo ou somente para entender as tabelas e ordem dos times e campeonatos.

Além da História, da Geografia e da Sociologia que muitos acham que nada tem em comum com o futebol, aparece quando buscamos entender o contexto do seu aparecimento, onde, como surgiu e como foi sendo passada e ensinada para outras regiões que foram se apropriando do esporte. Até mesmo a quebra dos paradigmas e "pré conceitos" construídos pela a sociedade durantes tantos anos.

Enfim, pensamos nesse projeto como uma maneira de quebrar regras e desconstruir conceitos estabelecidos e enraizados durante anos pela sociedade. É uma forma de mostrar para todos que através de um esporte, podemos transmitir ideias, conceitos e o mais importante, fazer uma educação significativa com o intuito de formar cidadãos, seja este homem ou mulher, conscientes e prontos para lutar pelos seus sonhos e objetivos, independente se este não é "normal" para a sociedade, como por exemplo, ser uma jogadora de futebol respeitada e em condições igualitárias.


Nossa seleção Brasileira de guerreiras!!

Brasil:

Jogadoras:

Andreia
Renata Costa
Aline Pellegrino
Erika
Fabiana
Formiga
Ester
Maurine
Rosana
Marta
Cristiane


Treinador: Kleiton Lima

É possível estudar Física em um jogo de Futebol

Alguns conceitos observados em um jogo de futebol com a utilização da Física.

A resistência do ar

O ar exerce uma força de arrasto sobre a bola de futebol, que se opõe ao movimento, e cresce, se a velocidade da bola aumenta. Entretanto, a 60 km/h, a resistência do ar sofre uma queda dramática, e só volta a crescer acima dos 80 km/h: é a crise do arrasto

A crise do arrasto

Ao passar pelo ar, a bola cria à sua frente uma região de alta pressão, e deixa atrás uma esteira de baixa pressão. A diferença de pressões causa a força de arrasto. Para baixas velocidades, o fluxo de ar em torno da bola é laminar e a zona de baixa pressão cobre todo o hemisfério posterior. Acima de 60 km/h, o fluxo de ar torna-se turbulento, o que estreita a zona de baixa pressão e diminui a força de arrasto.

O efeito Magnus

Se a bola estiver girando, o ar vai empurrá-la em uma direção perpendicular ao eixo de rotação e à velocidade: é a força de Magnus. Na figura, a bola gira no sentido horário e joga o ar para baixo; a força de Magnus é a reação do ar, que empurra a bola para cima.

Espero que tenham gostado!


http://www.cienciamao.usp.br/cienciasfisicas/index.php?painel=36

A importância da Psicomotricidade

DESENVOLVENDO CAPACIDADES

A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
A Psicomotricidade nada mais é que se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
Vitor da Fonseca (1988) comenta que a "PSICOMOTRICIDADE" é atualmente concebida como a integração superior da motricidade, produto de uma relação inteligível entre a criança e o meio.
Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo, formando conceitos e organizando o esquema corporal. A abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo.
Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”. A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses. A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras, perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.
Bons exemplos de atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da sua personalidade.


   O futebol é um importante jogo para o desenvolvimento destas habilidades, principalmente quando se faz como atividade lúdica e livre de regras para as crianças. Como proposta a professora poderia solicitar aos alunos que montassem regras diferentes, ou utilizassem os"jogos cooperativos". Neste período, recomenda-se a inclusão das meninas na atividade, para que desde pequenos eles saibam que futebol é esporte de todos. Para a fase adulta, o jogo de futebol pode ser aprendido pelas regras vigentes.  

Livro sobre futebol feminino

Escrito por de Letícia Sardenberg e Ilustrado por Ana Raquel
O livro aborda o preconceito que algumas famílias têm com as meninas que gostam de jogar futebol. Luisa precisa provar a seu pai que futebol também é coisa de menina. Será que o amor será capaz de vencer o preconceito? Um pai é capaz de mudar de opinião? E será que Luisa será selecionada para jogar no time de futebol feminino? Descubra lendo essa deliciosa história.



Vídeo do Youtube sobre o livro:



Mulheres de Araguari

Vídeo emocionante das mulheres de Araguari Minas Gerais, consideradas oficialmente as pioneiras do futebol feminino.

História do futebol no Brasil

Vídeo que mostra de forma lúdica a história do futebol para as crianças

Marta: ícone do futebol feminino

Ela é considerada, por 5 vezes consecutivas, a melhor jogadora de futebol do mundo!!!
Um grande orgulho para todos os brasileiros!




Blog da Marta:
http://martasilva.blog.terra.com.br/